sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Curso conhecendo o Espírito Santo
Parte I
O PLANO INICIAL

“Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.(Gen. 2:7)

N
ão existe hoje método técnico, científico e concreto melhor do que o exame de DNA para provar a paternidade ou maternidade de uma criança. Por quê? Porque a criança possui dentro de si uma parte de sua mãe e de seu pai através de sua genética. Na criação, o único ser que Deus colocou uma parte Dele foi o homem. Observe que, pela Palavra, Deus trouxe o mundo à existência. Mas Deus não disse: “Faça-se o homem!”, e sim:

“... Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gen. 1:26a)

Ou seja, o próprio Criador fez o homem e colocou dentro dele uma parte de Si, o Seu Espírito, o fôlego de vida. Observe que Deus soprou nas narinas do homem. Ora, se o Criador quisesse apenas dar vida ao homem, Ele poderia soprar sobre o homem inteiro, ou ordenar que o homem vivesse; mas Ele desejou que o homem fosse mais do que uma criação, Ele desejou que o homem fosse seu filho; por isso colocou o Seu “DNA” no homem, uma parte de Si, a terceira Pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Na Bíblia de Jerusalém reconhecidamente, a que melhor traduz os textos originais) a tradução para a palavra “soprou” de Gen. 2:7 é “insuflou”, que significa: “encheu de”. Que coisa tremenda! Deus soprou (insuflou) exatamente nas narinas do homem, pois desejou que o Espírito entrasse dentro dele, e o homem tornou-se alma vivente. Só existe vida verdadeira quando o Espírito está dentro de nós. Um homem sem o Espírito de Deus dentro de si não passa de um boneco, uma marionete manipulada por sua mente carnal, pelo mundo em que vive e pelos poderes espirituais da maldade.

 Um projeto perfeito:

A tricotomia humana: corpo, alma e espírito, semelhança da Trindade divina, foi um projeto perfeito de Deus. Ele deu ao homem um corpo físico, que nada mais é do que uma armadura, a moradia da alma e do espírito, algo que lhe dá consciência do mundo material. Deu também uma alma eterna, que é o próprio homem, seu caráter, sua personalidade, o que lhe dá consciência de si mesmo e lhe deu um espírito, que é a parte de Deus nele. Todo homem tem um espírito, tenha sido ele transformado em filho de Deus ou não. A diferença é que, aquele que é transformado em filho de Deus, através de sua conversão a Cristo recebe em seu espírito o Espírito de Deus, tornando-se um santuário, como descreve o apóstolo Paulo em I Coríntios 6:17 e 19:

“Mas aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só espírito.”

“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em (dentro de) vós e que recebestes de Deus? ...e que, portanto, não pertenceis a vós mesmos?

Já o não convertido permanece apenas com seu espírito humano, visto que o pecado rompeu o elo que ligava o homem a Deus. Em ambos os casos, ao morrer o homem, o espírito volta para Deus que o deu, conforme Eclesiastes 12:7. A palavra grega para espírito é “pneuma” e a hebraica “ruach” que significa “ar”. Por isso Deus insuflou no homem o seu fôlego. Entendamos o seguinte: quem soprou foi Deus, do “ar” que saiu de Seu interior. Não confunda isso com o nosso ar natural chamado oxigênio. Muitos entendem que o espírito é que irá para o céu ou para o inferno. Não! Todo espírito volta para Deus. A alma, ou seja, o verdadeiro homem, pois o corpo é pó e ao pó retornará, é que será destinada a salvação ou perdição eterna. O que gera dúvidas é que embora a alma seja distinta do espírito, a mesma também é um espírito, como os anjos. No entanto, ela não é o “pneuma”; é abstrata e imortal. A sua alma é quem realmente você é. O seu corpo é reflexo de sua alma, fica alegre quando ela está alegre, triste quando ela está triste, doente quando ela está doente. Quando Cristo cura completamente sua alma, todo o seu corpo e´ completamente curado.

 A outra metade humana

Além de tornar o homem um ser vivente, outra obra prima da criação foi feita a partir do próprio homem:

“E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher...” (Gen. 2:22)

Quando a Palavra declara “mulher”, se refere ao feminino do homem, pois, na realidade, Deus formou uma moça, uma virgem, uma noiva para Adão, que veio a se tornar uma mulher, sua esposa. Como ela foi formada a partir do homem, levou consigo também uma parte de Deus, sendo feita sua filha.
O plano do Criador foi perfeito! Seus filhos se multiplicariam e encheriam a Terra. Uma raça perfeita, sem doenças, dores, com cem por cento de sua faculdade mental (hoje usamos seis por cento), sem morte, com uma terra produtiva. Creio que o plano de Deus era que o homem dominasse o universo. Imagine que, se com seis por cento da faculdade mental, mais mortes, enfermidades, dores, aflições, fome, desespero, etc., o homem chegou à lua, envia satélites à Marte, avançou na ciência e na tecnologia, muito mais teria feito com uma mente perfeita, um corpo perfeito em uma terra perfeita! Não creio que o nosso Deus tenha criado esse universo apenas para enfeitar o nosso céu durante a noite. Não! O homem seria, provavelmente, o grande administrador da criação divina.

 O elo é rompido.

Infelizmente entra em cena o pecado. O elo divino é rompido, a terra amaldiçoada, o Espírito de Deus deixa o interior do homem e da mulher, que juntos sofrem as conseqüências da queda. Deus, em seu infinito amor, decreta que assim como por um homem (Adão) entrou o pecado no mundo, por um homem (Jesus) seríamos remidos e justificados. Desta forma, Deus profere a sentença de satanás, em Gen. 3:15, dizendo que, da semente da mulher, nasceria um homem (Jesus) que esmagaria a cabeça da serpente (satanás). A vitória de Cristo e a derrota de satanás foi decretada ali.

 Filhos de Deus X filhos do diabo

Jesus recebe a incumbência divina de restaurar o elo de ligação entre o Espírito Santo e o espírito humano, mas enquanto isso não ocorre na cruz do Calvário, Deus estabelece que o sangue do sacrifício de animais fará a expiação do pecado humano, a partir do momento em que matou um animal, provavelmente um cordeiro, e fez para Adão e Eva roupas para cobrirem sua nudez (pecado). O homem passa a ser apenas uma criatura, perdendo a condição de filho de Deus.

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16:15)

É lógico que Cristo não se referia a criaturas como árvores, animais, etc., mas aos homens que, pelo pecado, regrediram a essa posição, e, somente por intermédio de Jesus podem retornar à posição de filho:

“Veio para o que era seu, mas os seus não O receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.” (Jo 1:11,12)

Jesus denomina três estágios humanos distintos: criatura de Deus, filho de Deus e filho do diabo. Não há como existir criatura do diabo, pois o mesmo não tem condições nem poder para criar nada. O máximo que pode fazer é imitar ou tomar como dele alguma criação de Deus. Não consigo entender como pessoas podem dizer: “esse instrumento é do diabo”, “essa cor é do diabo”, “a praia é do diabo”, etc. No livro de Jó, capítulo 41, versículo 11, Deus diz:

“Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois tudo quanto existe debaixo de todo céu é meu.”

Tudo pertence a Deus! Satanás não tem nada, nem a chave de sua casa, pois lhe foi tirada por Jesus de Nazaré. Sendo assim ele não pode ser criador, apenas um posseiro (pessoa que toma posse de algo que não lhe pertence). Segundo Jesus ele pode ser pai:

“Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai... (Jo 8:44)

Como funciona isso? É simples! Todos nós somos criaturas de Deus, ou melhor, nos tornamos criaturas por causa do pecado. Mas chega o momento em que a verdade contida no Evangelho de Jesus Cristo nos é apresentada. É nesse momento que o Espírito nos convence a receber a Cristo como salvador ou não. Se o recebemos somos transformados em filho de Deus (Jo 1:12), nascidos não da vontade da carne ou do sangue, mas de Deus; se desprezamos a Palavra e não o recebemos, somos transformados em filhos do diabo.


 Não existe meio termo.

Sei que esta é uma palavra dura, mas acontece que no Reino de Deus não existe meio termo. É sim ou não, verdade ou mentira, bem ou mal. Em Mateus 12:30 Jesus disse:

“Quem não é comigo é contra mim; quem comigo não ajunta, espalha”.

Analise: eu poderia não ajuntar, mas também não espalhar, ou seja, deixar do jeito que está. Mas isso só ocorre no reino humano, material. No reino de Deus quem não ajunta, espalha, quem não é filho de Deus, é filho do diabo. No decorrer deste estudo você entenderá completamente o que é ser filho de Deus e que o batismo com o Espírito Santo tem tudo a ver com essa situação. Para isso será necessário entendermos o plano emergencial de Deus para o seu povo, que estaremos tratando a seguir.

Não percam o próximo capítulo !!!!!