CULINÁRIA DO TEMPO DE JESUS



Arroz com lentilhas

Ingredientes:
1  xícara de lentilhas;
2 xícaras de arroz; 1 cebola média;
3  colheres de sopa de azeite; sal a gosto.

Preparo:
Lave as lentilhas e cozinhe com sal. A parte, refogue rodelas finas de cebola no azeite, jogue metade da cebola refogada sobre as lentilhas e o restante reserve para enfeitar o prato pronto.
Quando a lentilha já estiver cozida, observe a quantidade de cal­do que sobrou e junte o arroz lavado e bem escorrido. Deve ha­ver mais ou menos duas xícaras de líquido para cada xícara de arroz. Se necessário, complete o que faltar com água quente e deixe cozinhar o arroz normalmente como de costume, junta­mente com as lentilhas.
Depois de pronto, sirva o arroz com lentilhas numa travessa e enfei­te com as rodelas de cebolas refogadas reservadas. Fica delicioso ser­vir esse arroz para acompanhar uma perna de carneiro assado.
Uma ótima opção para substituir o arroz trivial. Excelente tam­bém para acompanhar qualquer tipo de carne grelhada.




Quibe frito ou assado
(ou servido cru)

Ingredientes:
1 kg de carne moída (passada duas vezes na máquina);
½ kg de trigo para quibe;
20 folhas de hortelã picadas;
2  cebolas médias ou grandes bem picadas; sal e pimenta síria a gosto.

Preparo:
Lave o trigo para quibe e deixe de molho por uma hora. Escorra a água e aperte bem o trigo para deixá-lo bem seco. Misture-o bem com a carne numa gamela de madeira. Junte as cebolas bem picadinhas, a hortelã também picadinha, o sal e a pimenta síria. Misture muito bem até dar uma boa liga para modelar os quibes. Modele os quibes com as mãos molhadas em formato oval ou achatados e frite-os em óleo bem quente (por um tempo de sete a nove minutos) virando-os várias vezes até ficarem crocantes.
Para uma alimentação mais saudável, sugerimos assar o quibe. Para isso, espalhe uma parte da massa num pirex ou fôrma untada com óleo, recheie com carne moída refogada em azeite com sal, alho, cebola, cheiro-verde, bem temperada como para recheio de pastel. Cubra com o restante da massa e alise bem com as mãos molhadas.
Corte em quadrados com uma faca indo até o fundo da fôrma. Cu­bra com um fio de azeite e asse a 180 graus por 30 minutos. Para saber se está no ponto é só enfiar um palito na massa: se o palito sair limpo, está no ponto - apenas deixe dourar um pouco.
Se quiser preparar os quibes fritos recheados, utilize a mesma recei­ta do recheio do quibe assado. Nesse caso, ao modelar os quibes com as mãos faça-os no formato oval, enrolando a massa no dedo e deixando um espaço no meio para preenchê-lo com o recheio já cozido. Feche os quibes e frite normalmente. Ficam deliciosos!
Obs.: O quibe pode ser servido também cru, acompanhado de pão sírio. Para isso, deixe a massa por 20 minutos no congelador para ficar bem gelada. Leve à mesa, enfeitado com cebola crua e regado com bastante azeite.
Um clássico prato, tradicional e muito apreciado!



Molho de iogurte para macarrão






"Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras..." (Is. 41: 19).
"(...) Uma terra de trigo e cevada, de vinhas, de figueiras, de romãzeiras, uma terra de azeite e de mel..." (Dt. 8: 8).
"(...) A tarde subiram codornizes e cobriram o acampamento..." (Ex. 16: 13).

Ingredientes:
1 copo de iogurte;
4 colheres de sopa de maionese;
4 colheres de sopa de azeite;
1 dente de alho;
sal.

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liqüidificador até formar uma mis­tura homogênea e despeje sobre um pacote de macarrão de sua preferência já cozido e escorrido (ainda quente), mexendo tudo muito bem.
Em seguida, coloque o macarrão com o molho na tigela em que será servido, acrescente uma xícara de azeitonas verdes picadas e uma xícara de chá de queijo tipo minas frescal cortado em cubos pequenos. Se quiser deixar ainda mais nutritivo, acrescente 12 ovos de codorna cozidos e descascados. Sirva imediatamente.

Refeição rápida, leve e saborosa! Boa para qualquer hora!




Quibe labanie
(quibe cozido servido ao molho de coalhada)

Preparo do quibe: Ingredientes:
250 g de patinho moído (mande passar na máquina de moer por duas vezes);
250 g de trigo para quibe, lavado e deixado de molho em água por ½  hora;
1 colher de sobremesa rasa de sal;
1 cebola média bem picadinha;
20 folhas de hortelã bem fresquinhas picadas;
1 colher de café de pimenta síria.

Preparo:
Aperte bem com as mãos o trigo deixado de molho para escorrer toda água, misturando-o já com a carne moída em uma gamela de madeira.
Junte a colher de chá de sal, a cebola picada, as folhas de hortelã picadas e a colher de café de pimenta síria. Passe tudo na máquina de moer carne por duas vezes para misturar bem ou amasse muito bem com as mãos na gamela de madeira até obter uma massa homogênea.
Modele os quibes na mão, em formato oval, e coloque-os numa panela com um pouco de água e manteiga para cozinhar. Deixe-os ferver por pouco tempo (aproximadamente dez minutos) e reserve.

Preparo do molho de coalhada:
Bata diretamente no liqüidificador:
1  litro de coalhada;
2  colheres de sopa de maizena;
1  colher de sopa de arroz branco cozido;
3  claras de ovos;
2  colheres de chá de sal.

Leve ao fogo a mistura obtida até engrossar. Então coloque sobre ela os quibes já cozidos, deixando ferver por mais cinco minutos. Desligue e salpique por cima hortelã picadinha. Sirva acompa­nhado com arroz.

Um delicioso prato típico! Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário