° PSICOLOGIA

Conhecendo melhor o temperamento humano





Segundo o Dicionário:”Estado fisiológico ou constituição particular do corpo; compleição. O conjunto dos traços psicofisiológicos de uma pessoa, e que lhe determinam as reações emocionais, os estados de humor, o caráter ( Têmpera ).Mistura proporcional de coisas, combinação, mescla. A palavra “TEMPERAMENTO” vem do latim e quer dizer: “ Mistura correta”. Se relaciona com a idéia da medicina antiga ( Hipócrates ) de que o corpo continha 4 líquidos ou seiva:

SANGUIS (Sangue) = Sangüíneo = cheio de sangue, ardente, vital – superextrovertido.

CLOLOS (bílis Amarela) = Colérico = Quente, impetuoso – extrovertido.

MELANCHOLOS (Bílis Negra ) = Melancólico = Escuro, Sombrio – introvertido.

FLEUMA ( Mucosidade) = Fleumático = Frio, Vagaroso, Preguiçoso – superintrovertido.

Compreendamos uma coisa sobre o temperamento: ele nunca muda. Tal como sua aparência, sua altura e seu quociente de inteligência, seu temperamento será uma parte de você enquanto viver. O temperamento influencia tudo quanto você faz, desde os hábitos do sono, estuda, estilo de alimentação, até a maneira de como você se relaciona com outras pessoas. Humanamente falando, não existe outra influência em sua vida mais poderosa, que seu temperamento ou a combinação deles. É difícil haver uma função que não seja influenciada pelo nosso temperamento.

Necessidade espirituais de cada temperamento:

SANGUÍNEO
Abstinência, autocontrole, paciência, fé, paz e bondade.

COLÉRICO
Amor, paz, bondade, paciência, humildade e benevolência.

MELANCÓLICO
Amor, alegria, paz bondade, fé e auto-controle.

FLEUMÁTICA
Amor, bondade, docilidade, temperança, fé.

1. Você é extrovertido? Neste caso, você é predominantemente sanguínea ou colérico
2. Se a resposta ao número um foi “sim”, então pergunte-se: inclino-me a se um super-extrovertido? Em outras palavras, você geralmente é o primeiro a falar? Nesse caso você é um sanguíneo.
3. Se a resposta ao número um foi “sim”, então pergunte e você mesmo se é um bom vendedor. Neste caso você será predominantemente sanguíneo.
Se a resposta ao numero um foi “sim, mas ao numero dois e três foi não, então pergunte-se: Sou um “forte líder natural?” Neste caso, provavelmente você é um individuo colérico.
4. Se você respondeu ao número um com um “não”, então você não é um extrovertido. Estão pergunte-se a si mesmo: “Sou um prerfeccionista, analítico, e um tanto crítico?” Neste caso, provavelmente você é predominantemente um individuo melancólico.
5. Se você responde ao numero um com um “não, então pergunte a si mesmo se os outros o conhecem como pessoa” muito quieta”. Raramente você se zanga, mas experimenta muitos temores preocupações? Neste caso, o mais provável é que você seja um fleumático.
Colérico
É um líder nato. Toma posição rapidamente, É rápido nas emergências é voluntário para liderar.
Vê o todo, decide com facilidade, é cheio de opinião, não exita atacar verbalmente e por isso causa medo aos outros. Não se importa com o que vão pensar dele.
Tem um gênio forte, tende a dominar. Quando fala, o faz com convicção e muitas vezes transmite a idéia de que é sempre o dono da razão.
Confia na sua habilidade, é bastante lógico e pouco emotivo. Julga facilmente.
SanguíneoEntusiasta, cordial, amigável, comunicativo, falante, e expressivo.
Tem a tendência de dominar a conversa, é bom para falar em público.
Faz amizade com facilidade. É emotivo e toca as pessoas quando fala.
Persuasivo e de fácil convivência. Muito criativo e cheio de idéias. É muito bom em “vender” idéias e em levar informações.
Fleumático.
Constante, conservador, resistente a mudanças.
Compreensivo, excelente ouvinte.
Organizado, digno de confiança e cheio de humor
Desmotivado, indeciso medroso, procrastinador, preocupado, não se dá a conhecer e tem grande receio em perder a segurança.
MelancólicoE muito talentoso, habilidoso, analítico, auto-disciplinado e organizado.
Persistente, comprometido, leal, teórico, vingativo e desconfiado.
Bastante sensível. Apreciador da caverna de Elias.
Não tem facilidade em ser agradecido, sua tendência é ser critico e perfeccionista. É perseguidor.



Perfil Psicológico I


No início de qualquer novo empreendimento, é conveniente fazermos um inventário de nós mesmos para que, em data posterior, possamos aquilatar o progresso conseguido.  Neste estudo devemos tornar-nos cônscios de como percebemos o mundo.

Carl Jung, o famoso psiquiatra suíço, acreditava que todos nós adotamos uma orientação dominante quanto à experiência – isto é, que cada um percebe o mundo à sua maneira particular.  Ele identificou a maneira como nossa conscientização reage ao ambiente em Pensamento, Intuição, Sentimento ou Sensação, diagramando tais funções, segundo as denominou, desta maneira:
Embora Pensamento se situe no alto do diagrama nem por isto quer dizer que seja melhor que qualquer das outras funções, mas apenas uma das quatro adaptações psicológicas igualmente válidas.  Claro está que todos nós empregamos estas funções em um ou outro momento, freqüentemente sendo difícil determinar qual delas está controlando nossas reações ante um estímulo.  Não obstante, um tipo particular exerce um controle maior e é assistido por uma função secundária ou auxiliar, adjacente à mesma no diagrama.

O Perfil Atitudinal que se segue tem por finalidade ajudá-lo a identificar o seu tipo dominante.  As situações descritas foram generalizadas ao máximo, de maneira a serem aplicadas a pessoas de diversos gostos e ambiente básico em todo o mundo.  Além disso, são fundamentalmente simples e pedimos a você que não inclua quaisquer fatores complicados, que possam influenciá-lo nas respostas.  Como é natural, você poderá imaginar circunstâncias mais plausíveis ou melhores soluções, porém estas não indicariam, talvez, como está orientado no momento presente.

Nenhuma resposta é considerada certa ou errada.  Não excite absolutos aqui, sendo uma resposta tão válida quanto a outra.  Elas não refletirão seus padrões morais, a maneira como sente em relação a outras pessoas e muito menos apontarão trações pessoais laudatórios ou falhos.  A finalidade de cada uma é apenas a de isolar a maneira específica como vemos o mundo à nossa volta e a ele reagimos.

Em muitos casos, não existem diferenças exatas entre as escolhas, embora tais diferenças existam;  solicitamos que você escolha a resposta que lhe seria mais adequada, em determinada situação.   Procure evitar considerações alheias, tais como se o indivíduo envolvido poderia ajudar ou prejudicar sua carreira, quão importante realmente são ele ou ela em seu presente ou futuro ou como o relacionamento com a pessoa afetaria sua decisão.  Resumindo, seja o mais objetivo possível.

Depois que escolher uma resposta, escreva a letra identificatória no espaço em branco existente no fim do Perfil ou em qualquer folha de papel que possa ser guardado, para uma verificação ante um novo teste, na conclusão deste curso de estudos.

Perfil Atitudinal


1 – Ao jantar, a pessoa amada se decepciona como prato que escolheu e gostaria de Ter pedido o mesmo que você.  Por outro lado, você tem uma ampla porção e a divide com essa pessoa, porque:

A – Recorda a vez em que cometeu um erro semelhante na escolha do prato.
B – Evidentemente, a comida é mais importante para ele/ela que para você.
C – O prazer que ele/ela tenham no momento importa mais para você que a comida.
D – Ele/ela não deseja tanto aquele prato, mas sim a segurança de que você se interessa em seu bem-estar.

2 – Você convida um conhecido a uma xícara de café, mas ele/ela recusa, alegando um compromisso anterior.  Embora sabendo que isto não é verdade, você:

A – Analisa a situação, a fim de compreender o motivo da recusa.
B – Fica magoado achando que ele ou ela não gosta de você.
C – Não se incomoda, uma vez que isso é problema dele/dela, não seu.
D – Insiste, tentando descobrir o motivo da recusa.

3 – Certas pessoas de conhecimento estritamente social, que conheceu e com quem se divertiu durante as férias, o convidam para um jantar em sua casa.  Você suspeita de que se trata de uma ocasião especial, como a comemoração de um aniversário, mas não há maneiras de descobrir ao certo.  Então:

A – Leva um presente.  Se não for um aniversário, aquilo poderá passar como uma retribuição da hospitalidade.
B – Segue um “palpite”, levando um presente, se “parecer direito” fazer isso, e nada levando, se achar o contrário.
C – Entra em contato com o anfitrião, pergunta se a ocasião é especial e age de acordo.
D – Aceita o convite, sabendo que agirá da maneira correta, chegando o momento.

4 – Você está assistindo a um filme muito triste.  Então:

A – Diverte-se por assistir a um filme de que todos falam.
B – Não se sente particularmente perturbado, pois é apenas um filme.
C – Tenta compreender os motivos que levaram o argumentista a desenvolver aquela precisa situação.
D – Chora ou sente vontade de chorar.

5 – Um conhecido social deseja sua apreciação acerca de algum trabalho que ele/ela acabou de terminar.  Você o acha incrivelmente pouco consistente, mas:

A – Pergunta a si mesmo que proveito poderia tirar da situação e age de acordo.
B – Pergunta ao amigo/a o que ele/ela pretende fazer com aquilo.
C – Leva um tempo considerável discutindo o trabalho com ele/ela.
D – Indica os pontos que ele/ela poderia melhorar.

6 – Você se sente obrigado a assistir a uma conferência promovida pela firma onde trabalho, no lugar de sua residência.  Para seu trabalho, nenhuma é mais importante que a outra, porém você tem as seguintes escolhas:

A – Uma discussão sobre o plano para uma área recreativa de 1982.
B – Um debate sobre o motivo da mudança de atitudes dos jovens.
C – Uma palestra sobre o significado histórico de sua região.
D – Um debate sobre a taxa atual de criminalidade em sua região.

7 – Um colega de emprego adoece e lhe pede para, além de seu serviço normal, fazer também parte do dele.  Você faz o melhor que pode para cumprir as duas tarefas, porque o trabalho se acumula e:

A – Tem que ser feito.
B – Em vista de todos os envolvidos, é melhor que faça o trabalho.
C – Você é capaz de manobrar emergências.
D – Ele/ela comentaria erros que lhe tomariam mais tempo para corrigir.

8 – Em um estabelecimento comercial, você acha que recebeu alguns centavos a menos no troco.  Sua reação é:

A – Pilheriar com o balconista sobre o crescente custo de vida, sem qualquer alusão ao possível engano.
B – Chamar a atenção do balconista, para que tome mais cuidado com o troco posteriormente.
C – Ignorar o engano, posto que também cometeu algo similar no passado e desconfia que talvez se tenha enganado na soma.
D – Ignorar o possível engano, uma vez que não é realmente importante.

9 – Seu animalzinho de estimação que estava perdido lhe é devolvido, mas quem o encontrou se recusa a receber uma gratificação.  Você:

A – Fica profundamente comovido pela recusa, embora tivesse feito o mesmo, se estivesse em lugar dele/dela.
B – Informa-se sobre a despesa feita na devolução do animalzinho, insistindo para que ele/ela aceite esse dinheiro, com os seus agradecimentos.
C – Demonstra sua gratidão por haver conhecido uma pessoa tão fina.
D – Sabe que quem achou o animal não precisa do dinheiro, pois então não o recusaria, e então agradece a ele/ela.

10 – No restaurante, um garçom salpica acidentalmente um pouco de sopa em seu casaco.  Enquanto ele se desculpa, o gerente interfere, ameaçando despedi-lo, por ser tão descuidado.

A – Você garante ao gerente e ao garçom que o casaco não ficou danificado e que o acidente foi coisa sem importância.
B – Recordando erros cometidos por você próprio, afirma ao gerente que o dano não foi grande.
C – Você convence o gerente a dar o caso por encerrado, caso o garçom pague a lavagem a seco de seu casaco.
D – Você minimiza o incidente, pilheriando a respeito com seus acompanhantes.

11 – Um novo vizinho lhe pede que o recomende a seu empregador, para uma vaga que está disponível.  Você não o conhece bem para uma recomendação competente, mas:

A – Satisfeito porque o vizinho o considera uma pessoa de influência, concorda com a solicitação.
B – Concorda em falar com seu empregador para entrevistar o vizinho.
C – Tem o pressentimento de que esse vizinho não é a pessoa mais indicada para o cargo, de maneira que se abstém de conseguir qualquer entrevista.
D – Faz o que lhe foi pedido, para não magoar o novo vizinho.

12 – Você está na fila do supermercado, com nove mercadorias em sua cesta, quando uma pessoa com um carrinho entulhado de compras lhe pede para passar à sua frente, porque está atrasada para um compromisso.  Você tem tempo de sobra e então:

A – Percebe que a pessoa é das que estão sempre atrasadas e inventa uma desculpa para recusar-se.
B – Sente-se feliz por poder ajudar e concorda em trocar de lugares e inicia uma conversa com essa pessoa.
C – Sabe o que significa estar atrasado e concorda com a troca de lugares.
D – Percebendo que a pessoa não ganharia tanto tempo assim, inventa uma desculpa para recusar-se.

13 – Em um programa de TV, você tem a chance de escolher entre uma determinada soma de dinheiro ou apostar no que se encontra atrás de uma cortina.  Então resolve:

A – Seguir seus impulsos, pois seja o que for que ganhar, será o melhor para você.
B – Agir segundo sus necessidade do dinheiro ou perdê-lo, arriscando-o em algo que talvez não tenha a menor utilidade para você.
C – Apostar no prêmio atrás da cortina, porque o programa o diverte e você quer prolongá-lo ao máximo.
D – Agir baseado em seu sucesso ou fracasso de adivinhar corretamente no passado.

14 – Em uma reunião, cada pessoa conta uma história.  A escolha da que irá contar, baseia-se em:

A – Aquilo que, em sua opinião, é mais conveniente ao ambiente e interesses dos presentes.
B – Certos possíveis incidentes futuros de uma história de ficção científica, o que deixará seus ouvintes intrigados.
C – Algo que lhe pareça ser mais importante no momento.
D – Um fascino inerente do tópico, permitindo-lhe contar uma das mais memoráveis histórias.

15 – Embora você se sinta satisfeito em seu emprego atual e espere uma promoção, recebe uma oferta de promoção imediata, em outra parte do país.  Você decide:

A – Recusar a oferta, para não deixar sua família, amigos e atuais colegas de escritório.
B – Que, embora tenha considerado a situação, nenhuma alternativa parece claramente preferível e assim, baseando-se em um palpite, resolve que tal situação é ou não a adequada para você.
C – Após uma cuidadosa consideração dos prós e contras da oferta.
D – Que o que for para o seu bem acontecerá sem maiores esforços de sua parte.


Se deixou alguma resposta em branco, por favor, releia a pergunta e responda, mesmo que isto signifique a escolha do menor dos males.

Quando forem preenchidos todos os espaços em branco, você estará pronto para interpretar o seu Perfil.  Encontrará a chave na página seguinte.  Localize a letra que assinalou para o número um e confronte-a com a da tabela.  Se escolheu c para a primeira pergunta, por exemplo, assinale-a na coluna Sensação;  se um d, assinale na coluna Intuição.  Repita o processo para todas as perguntas.




Depois que contar o seu número de pontos, você verificará que há um total maior em uma determinada coluna e um segundo total maior em outra coluna.  Por exemplo, você pode Ter assinalado seis pontos em Sensação e cinco em Sentimento.


Se o total for maior na primeira coluna, você é um indivíduo orientado para o Pensamento.  Isto significa que percebe e interpreta o seu mundo principalmente através do intelecto, disso retirando conclusões lógicas.  Você confia em seu processo de pensamento para ajudá-lo a adaptar-se ao mundo.  O pensamento lhe diz o que existe, auxiliando-o a compreender o mundo, através de seus outros sentidos.  Em resumo ele o ajuda a interpretar a experiência.  Você se interessa pelo passado mas, ao contrário do indivíduo orientado para o sentimento, o seu é um passado histórico, afetando a todos, antes de mais nada, ao invés de ser algo pessoal.  Você se baseia grandemente em fatos acumulados do passado e, ao planejar para o futuro, age segundo uma orientação fundamentada e lógica.  Receia permitir que as emoções lhe “virem a cabeça” e isso pode ser-lhe prejudicial.  Uma vez que dá valor ao pensamento, por vezes é acusado de ser frio e “insensível”, mas isto acontece porque sua estrutura psicológica se norteia pelo pensamento, que é o oposto do sentimento, sua função reprimida.  Os tipos pensantes ou intelectuais terão, como sua função auxiliar ou secundária, a sensação ou a intuição.  Se você possui um forte tipo secundário de Sensação (uma contagem de seis pontos em Pensamento e cinco em Sensação, por exemplo), seus pensamentos se baseiam na experiência direta, tornando-o o que é chamado um pensador empírico.  Se você tende para Intuição, sendo essa sua função secundária mais forte, será um pensador especulativo.  Evidentemente, a maior parte de nós não constitui de tipos “puros” e devemos analisar a influência de nossa função secundária, na extensão em que ela difere da dominante.

Se seu maior total de pontos diz respeito à Segunda coluna, isto indica que você reage ao mundo intuitivamente.  É capaz de sentir a experiência, menos através dos sentidos, que através de um conhecimento inerente, podendo perturbar-se ante a realidade dos fatos.  Suas decisões baseiam-se em palpites, flashes de visão para dentro de si mesmo e em sua conscientização imediata de relacionamentos.  Preocupa-se primariamente com o futuro;  o que está para acontecer parece mais real do que o sucedido agora ou no passado.  Se sua função secundária for Pensamento, você é um dos que “pensam especulativamente”, e se for Sentimento, você age baseado em um sentimento intuitivo.  Uma vez que a função reprimida é Sensação, aqueles que forem orientados para a Sensação podem considerá-lo uma pessoa pouco prática, irrealista e frívola, embora não seja este o caso.  Acontece que, apenas, você percebe o mundo de modo diferente.

Se sua contagem de pontos foi mais alta na terceira coluna, você é uma pessoa orientada para o Sentimento, costumando julgar as experiências como agradáveis ou desagradáveis, favoráveis ou desfavoráveis.  Prefere as emoções mais fortes que ficarão na memória, mesmo sendo desagradáveis, preterindo as mais fracas.  Você tem uma aposta pessoal no presente e tende a intensificar uma situação, de maneira que os outros ficam mais felizes ou mais insatisfeitos com o resultado de seus esforços.  Não obstante, você dá valor ao passado emocional, porque isso o ajuda na interpretação de experiências presentes, vistas à luz das anteriores.  Se sua função secundária for Intuição, isto indica que sente intuitivamente, embora combine sentimento com estímulos sensoriais, caso a função secundária seja Sensação.  Pensamento é a função reprimida e você não gosta de entregar-se ao que é chamado ‘pensamento lógico”.  Isto não indica que seja incapaz de pensar ou seja menos valorizado que um “intelectual”, mas sim que percebe o mundo de maneira diferente dos pensadores.

Se você alcançou o maior total de pontos na Quarta coluna, trata-se de uma pessoa orientada para a Sensação.   Você interpreta o mundo através dos sentidos, a fim de perceber as coisas como elas são.  Conhece a realidade, sente o presente em profundidade e orienta-se para a ação.  Uma vez que possui  uma noção altamente desenvolvida do que seja “real”, interpreta situações como elas são, não como foram ou serão.  O acaso e a possibilidade não entram em sua maneira de pensar, porque o aqui e agora significam tudo.  Se sua função secundária é Sentimento, isto significa que interpreta suas experiências através do sentimento sensorial.  Se a função secundária Pensamento for forte, você empregará os sentidos, em conexão com o pensamento.  Sua função reprimida é Intuição e poderá sentir dificuldade – mas que outros tipos – em acreditar que alguns dos assuntos aqui discutidos sejam tão possíveis como prováveis.

Aqueles que alcançaram um maior número de pontos na última coluna, por outro lado, acharão mais fáceis os capítulos subseqüentes, posto que já se encontram trilhando a senda para a realização.  Devem ser felicitados mesmo os que conseguiram poucas marcas na coluna Centrado, pois as respostas indicam que, por vezes, são capazes de perceber um sistema de vida melhor e inteiramente diferente.  Em ambos os casos, insistimos com voc6e para que continue a leitura, a fim de que possa usar as próprias faculdades com um máximo de proveito.

Se você não marcou ponto algum na coluna Centrado, não desanime.  Tem muito tempo à frente para mudar, caso deseje.

Como foi explicado, poucos de nós constituem os tipos “puros”, orientados exclusivamente para Pensamento, Intuição, Sentimento ou Sensação, de modo que temos tendência a situar-nos em algum ponto entre outros dois.  Naturalmente, todo indivíduo usa as quatro funções ( Pensamento, Intuição, Sentimento e Sensação ), mas apenas uma delas é dominante, havendo uma adjacente (em geral) auxiliar.  Isto significa que reagiremos da mesma forma, a despeito da variação de circunstâncias;  assim, não reagimos como um tipo pensador em uma situação e como  um tipo sensorial em outra, a menos que sejamos psicologicamente avançados.

Toda e cada uma dessas orientações é certa.  Todas são igualmente válidas e, identificando o seu tipo pessoal, você terá mais facilidade para compreender aqueles que são seus “opostos” – na maneira como pensam e reagem de forma diferente da sua.

Muito mais ainda será dito sobre as várias funções, nos capítulos finais deste trabalho.  Por enquanto, é conveniente que você guarde sua contagem de pontos em lugar seguro, de maneira a poder comparar resultados, quando submeter-se ao teste posterior.  Então, você compreenderá perfeitamente a conveniência do teste preliminar, bem como o relacionamento que ele terá com o seu aperfeiçoamento

  Do  excelente livro Centragem  de S. G. Laurier e M. J. Tucker – Vale a pena conferir